às 14:45:00

Odontologia promove ciclo de palestras

Programação contou com a participação de sete professores atuantes no exercício da Odontologia, que conversaram com os alunos sobre a importância de disciplinas básicas do curso do UNIDEP

De agosto a outubro, o curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), promoveu um ciclo de palestras com o tema “A importância das disciplinas básicas no dia a dia do consultório”. O evento foi uma ação conjunta entre o colegiado e a coordenação de Odontologia, proporcionando sete encontros com diversos dentistas e professores. O idealizador do evento foi o professor do curso, Dr. Wellington Lima.  

No dia 25/08, o professor Me. Allan Gustavo Nagata ministrou uma conversa sobre “Materiais Dentários e Dentística”. Em setembro, no dia 01, a professora Alice Vanzela Miotto palestrou sobre “Oclusão e Anatomia Dental e Escultura”. Já no dia 08, a professora Dra. Elaine Machado Benelli falou sobre “Epidemiologia, Cariologia e Microbiologia”. Em 15/09, o professor Dr. Vinícius Pedrazzi conduziu uma fala sobre “Farmacologia, Bioquímica e Terapêutica Medicamentosa”, e em 22/09, a professora Dra. Michele Gurgacz abordou o tema “Patologia, Semiologia e Radiologia Odontológica”. No dia 29, o professor Dr. Ricardo Gapski discorreu sobre “Fotografia”. Em outubro, no dia 06, o professor Dr. Greison Rabelo tratou do tema “Anatomia e Fisiologia Humana”.  

Segundo o professor Wellington, a proposta dessa ação surgiu da necessidade dos acadêmicos compreenderem a importância das disciplinas básicas na vida profissional. “O intuito foi mostrar aos acadêmicos que todas as disciplinas são importantes na formação do profissional, desde as básicas. Foram selecionadas disciplinas individuais ou em grupo, relacionadas a uma especialidade, e dentro de cada uma, foi convidado um professor de destaque na sua área de atuação, sendo todos dentistas”, explicou.  

Wellington contou, ainda, que o projeto tem planos de tornar-se recorrente no curso, sendo realizado anualmente. “A ideia é que o ciclo de palestras volte a se repetir anualmente, com professores diferentes, para que, mesmo os alunos que já assistiram abordagens sobre o tema, tenham uma nova visão sobre o mesmo”, destaca.  

Iniciativas como essa são fundamentais para mostrar aos acadêmicos a relevância de todas as disciplinas vivenciadas durante o curso, pois todas serão responsáveis por formar profissionais cada vez mais completos e aptos ao exercício da profissão.  

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: