às 11:08:00

Curso de Direito promove diálogos sobre carreira e recuperação de empresas

Evento reuniu alunos dos 8º e 10º períodos e contou com a participação de profissionais que proporcionaram debates sobre o futuro pós-formatura, recuperação judiciais, leis, entre outras reflexões

Na semana passada, os 8º e 10º períodos do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveram um bate-papo virtual com profissionais que compartilharam suas trajetórias e experiências. Os encontros ocorreram nas disciplinas de Direito Empresarial I e III, ministradas pelo professor Murilo Henrique Garbin.

Na segunda-feira (21/09), o 8º período promoveu uma conversa com Lívia Marostiga e Saulo Pandini, que possuem cursos e conteúdos envolvendo temas relativos à profissão, à gestão, às finanças e ao marketing. Para os acadêmicos de Direito, eles prepararam uma fala voltada especialmente para a área jurídica. O tema do bate-papo foi "Me formei, e agora?", e os convidados trocaram ideias com os alunos a respeito dessa questão que, muitas vezes, preocupa e até assusta os estudantes, especialmente aqueles em reta final da graduação.

Já na terça-feira (22/09), o 10º período recebeu Ricardo Librelato, profissional com experiência e atuação nacional na área de Recuperação de Empresas, que é um dos conteúdos abordados na disciplina de Direito Empresarial III. Além de apresentar sua caminhada profissional, contando como começou a trabalhar em recuperações judiciais e compartilhando suas experiências, Ricardo abordou aspectos pontuais das (im)possibilidades de se deferir pedido de recuperação judicial de atividades rurais, tema relacionado à sua atuação profissional nesta área jurídica.

Segundo o professor Murilo, responsável pela organização dos eventos, o bate-papo sobre pós-formatura gerou maior confiança aos acadêmicos que estão nos ciclos finais da graduação, além de ser fundamental para preparar os discentes acerca do que eles encontrarão no mercado de trabalho.

“Promovemos essa atividade no semestre passado, com alunos do 9º período, e ela foi muito produtiva. Porém, pelo o que percebi, através dos feedbacks dos alunos, seria ainda melhor se eles tivessem esse momento ainda antes de iniciarem o último ano do curso, o que me fez promovê-la agora, no 8º. Sentimos que os discentes que estão em reta final de graduação precisam de um momento descontraído e ao mesmo tempo acolhedor, que os convide a refletir um pouco sobre alguns aspectos desse momento especial por eles vivido”, relata.

Murilo também destacou a importância de trazer diferentes visões profissionais ao ambiente acadêmico, principalmente para a turma prestes a se formar. “No 10º período, tentamos aliar a experiência prática com o conteúdo visto em sala. Para isso, nada melhor do que trazer um profissional que se especializou em um aspecto visto na disciplina e atua já há algum tempo nele. A atividade foi ainda mais interessante pelas perguntas dos discentes, que se interessaram inclusive em saber um pouco mais sobre a caminhada profissional do convidado, e como ele se especializou e atua em um ramo tão específico”, destacou.

------------

Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]


Fonte: