Institucional

O UNIDEP

A Associação Patobranquense de Ensino Superior S/C foi criada em 16 de setembro de 1999, como mantenedora da Faculdade de Pato Branco - FADEP, exercendo suas atividades no Ensino Superior, autorizada pela Portaria 746/2000 MEC, até o final do ano de 2018, quando foi adquirida pela NRE Educacional, o maior grupo de ensino na área médica do Brasil. A partir de então, a mantenedora da Instituição passou a Faculdade Educacional de Pato Branco. Em 2019, a partir da união da NRE Educacional, maior grupo de faculdades de Medicina do país, com a Medcel, empresa líder em cursos preparatórios para residência médica, especializações e atualizações, nasce a Afya Educacional.

No final de 2019, por meio da portaria 2.146, de 12 de dezembro de 2019, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), a IES tornou-se Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), avaliada com conceito 5 no processo de credenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), esta que é a nota máxima de excelência educacional atribuída pelo Governo Federal. 

Atualmente, o UNIDEP oferta 19 cursos de graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento, disponibilizando para seus alunos uma das mais completas infraestruturas de ensino do estado do Paraná, o que resulta em uma comunidade acadêmica composta por aproximadamente 2.600 acadêmicos, 160 professores e 120 colaboradores.

Distribuída em sete blocos, com uma área construída de mais de 60 mil metros quadrados, a estrutura educacional do UNIDEP oferece à comunidade acadêmica 80 salas de aula, anfiteatro com capacidade para 450 pessoas, miniauditório para 100 pessoas e uma biblioteca com mais de 60 mil exemplares. A fim de proporcionar um ensino diferenciado e de excelência, o UNIDEP também oferece diversos laboratórios e modernas salas de aula de metododologias ativas, cuja proposta é permitir aulas menos expositivas, capazes de promover um maior engajamento dos acadêmicos em relação aos conteúdos trabalhados pelo professor.

O complexo esportivo comporta pista de atletismo, piscina térmica semiolímpica, campo de futebol com iluminação, ginásio de esportes, sala de dança, paredão de escalada, ginásio para prática de ginástica olímpica, academia de musculação e duas quadras de tênis. Na área da Saúde, destaque para um dos mais modernos Centros de Simulação Realística do Brasil, além de laboratórios específicos para os diferentes cursos e um amplo Centro de Saúde, onde estão alocadas a Clínica Escola de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, o Serviço de Psicologia, o ambulatório-escola de Enfermagem e laboratórios de Nutrição e Gastronomia - estrutura que faz do UNIDEP uma das mais destacadas Instituições de Ensino Superior do Paraná. 

Para maior segurança e comodidade dos acadêmicos, o UNIDEP oferece um amplo estacionamento com capacidade para 1.500 veículos e um centro de convivência com área total de 1.238 metros quadrados.

O UNIDEP destaca-se, também, pela oferta regular de cursos de pós-graduação formatados de maneira a privilegiar a qualidade de ensino e a formação profissional de seus alunos, de acordo com o perfil do mercado regional.

No campo da extensão, a Instituição realiza projetos que visam integrar o corpo docente e discente à comunidade, o que é feito por meio de intercâmbios de conhecimentos nas diferentes áreas da graduação. A responsabilidade social do UNIDEP pode ser constatada a partir de projetos desenvolvidos nas seguintes áreas: Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Lazer, Cidadania e Solidariedade, Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano e Incubadora de Empresas. 

O Centro Universitário de Pato Branco é reconhecido pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) como Instituição Socialmente Responsável, por meio de um selo atribuído às Instituições de Ensino Superior que desenvolvem, ao longo do ano e também do Dia do Ensino Responsável, atividades de responsabilidade social com a comunidade em que estão inseridas. Em decorrência do trabalho desenvolvido pela UNATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pato Branco, o UNIDEP foi reconhecido pela Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco como “Empresa Amiga do Idoso”, confirmando sua inserção social com a comunidade local e regional.  

Nesta perspectiva, considerando sua destacada infraestrutura, seu corpo docente e administrativo altamente qualificado e seu processo de produção do conhecimento com enfoque no aluno, o UNIDEP continuará empenhando-se para oferecer à comunidade acadêmica um ensino de excelência.

Seja bem-vindo ao UNIDEP!

Kelen Beatris Lessa Mânica
Reitora