Apresentação

​O Curso de Pedagogia, ao longo de sua história, teve definido como seu objeto de estudo e finalidade precípuos os processos educativos em escolas e em outros ambientes, sobremaneira a educação de crianças nos anos iniciais de escolarização, além da gestão educacional. Merece ser salientado que, nas primeiras propostas para este Curso, a ele se atribuiu “o estudo da forma de ensinar”. (Parecer nº 05/2005-CNE/CP, p. 02).

As Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução 01/2006 Artigo 2º, parágrafo 1º) compreende-se docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

A concepção de educação que embasa o projeto de Curso de Pedagogia do UNIDEP, compreendida como um campo de conhecimentos referente ao estudo e à reflexão sistemática do fenômeno educativo, propiciará a construção de habilidades e competências que permitirão ao profissional formado atuar no planejamento, execução e avaliação de atividades educativas, aplicando ao campo da educação os saberes filosóficos, históricos, antropológicos, ambiental-ecológicos, psicológicos, linguísticos, sociológicos, políticos, econômicos e culturais, que se produzem continuamente nas relações sociais.

Com base nesta concepção e legislação, o curso tem como finalidade, a formação de profissionais aptos à docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, modalidade Normal e em cursos de formação profissional, na área de serviços e apoio escolar, como também em outras áreas em que estejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Mercado de Trabalho

A grande demanda para o profissional Pedagogo está concentrada em instituições escolares, na Gestão, Coordenação Pedagógica, Docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e, em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.

Contudo, o campo de atuação não se restringe a atividade escolar, pois, conforme apontam as Diretrizes Curriculares Nacionais, o pedagogo está apto a exercer funções em outras áreas que contemplem conhecimentos pedagógicos, expressando a ampla possibilidade de mercado no âmbito empresarial visando os processos de planejamento, capacitação, treinamento do corpo funcional da empresa. O papel do pedagogo empresarial visa criar um ambiente organizacional que contribua na formação do trabalhador pensante, criativo, proativo, flexível, com habilidade para resolução de problemas e tomada de decisões e capacidade de trabalho em equipe.

Outra possibilidade de inserção profissional está voltada ao ambiente hospitalar, onde o pedagogo fará um acompanhamento educacional para crianças que necessitam de longos períodos de internação, na tentativa de amenizar o déficit de aprendizagem decorrente do afastamento da escola regular. Também trabalhará no sentido da recuperação da autoestima e segurança, visando à qualidade de vida, contribuindo na recuperação da saúde.

A Pedagogia social, nos CRAS - Centros de Referência e Assistência Social e outras instituições de Assistência Social, também se constituem como espaços onde o pedagogo poderá intervir através de práticas com crianças, adolescentes e adultos que vivem em condições de marginalidade, pobreza e dificuldades. O objetivo da Pedagogia Social é o de agir sobre a prevenção e a recuperação das deficiências de socialização.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a utilizar-se do saber em todos os níveis, modalidades e espaços de sua atuação, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões, com ética, compromisso e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

Também, deverá utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos e ainda promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.

Mensalidade

2020

Integralização Turno Mensalidade C/Bolsa UNIDEP
 4 anos Noturno R$ 826,73 R$ 578,71

2019

Integralização Turno Mensalidade C/Bolsa UNIDEP
 4 anos Noturno R$ 794,93 R$ 556,45

Informações

Coordenação
Profa. Ma. Marcia Ionara Eichstadt Piovezani

Regime
Semestral

Turno
Noturno

Integralização
Mínimo de 04 e máximo de 07 ano