Notícia

Grupo Afya promove Semana de Integração Virtual dos cursos de Pedagogia

Publicado dia 21/05/2020 às 03:58

Programação ofertada pela Afya, realizada de 18 a 20 de maio, abordou a temática “Permanências e rupturas: Olhares sobre o contexto educativo atual”, com a participação de todos os cursos de Pedagogia do Grupo

Encerrou na noite desta quarta-feira (20/05), a Semana de Integração Virtual dos cursos de Pedagogia do Grupo Afya Educacional, que trouxe como proposta o estudo de concepções teóricas que orientam as ações educativas e estratégias inovadoras para diferentes modalidades e níveis de ensino, visando contribuir para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano na área da Educação. A programação diversificada buscou suprir, ainda, as novas necessidades que os profissionais estão enfrentando em tempos de isolamento social, em que o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) participou de forma expressiva.

A palestra de abertura, realizada na segunda-feira (18/05), contou com o tema “Porque os livros mudam o mundo”, sendo ministrada por Galeno Amorim, jornalista e escritor, ex-presidente da Biblioteca Nacional e do CERLALC/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe), e também foi secretario da Cultura de Ribeirão Preto, responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Na terça-feira (19/05), ocorreu a palestra internacional com a temática “Formação de Professores: aprender a ensinar a ler – algumas reflexões” com a participação de Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira, docente do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românticos da Universidade do Porto (Portugal). Ela é licenciada em Filosofia Romântica, Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e Doutora em Linguística pela Universidade do Porto, autora de várias publicações em português e outras línguas. Diretora do Mestrado em Português como Segunda Língua e Língua Estrangeira e do Mestrado em Ensino de Português no 3° Ciclo de Ensino Básico e no Ensino Secundário. Possui vasta experiência internacional, lecionando, a convite, em instituições da França, Romênia, Itália, Budapeste, Estados Unidos, Bulgária, Brasil, entre outros países.

Para fechar a programação, na noite de quarta-feira (20/05), aconteceu uma mesa-redonda com o tema “Cotidiano em tempos de isolamento social: Diálogos”. Participaram Gisele Francisca da Silva Carvalho, doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Marina Pinto de Andrade, graduada em Ciências Sociais (2004), nas modalidades Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especialização Multidisciplinar em Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2008) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (2012), pelo Centro Universitário UMA; participou, também, Rodolfo Luis Leite Batista, graduado em Psicologia pela UFSJ, mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFSJ. A mediação foi realizada pela professora Ma. Viviane Penha Carvalho Silva Ameno, do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN).

Essa proposta de integração agregou conhecimentos significativos aos alunos de Pedagogia do UNIDEP, como ressaltou a professora Ma. Marcia Ionara Eichstadt Piovezani, coordenadora do curso. “A implementação dessa proposta de trabalho partiu de um diálogo e uma interação entre os cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino do Grupo Afya. Procurou atender às demandas oriundas da prática docente na Educação, no que tange o uso de recursos tecnológicos, metodologias ativas de aprendizagem e desafios educacionais contemporâneos. Fomentou a realização de oficinas e palestras de formação com o intuito de auxiliar os profissionais da Educação na promoção de uma aprendizagem significativa em que o estudante seja ativo em todo o processo de aquisição do saber científico”, pontuou.

------------

Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP.

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]