Notícia

Com o Galo no Bule, acadêmicos de Publicidade e Propaganda mantêm canais oficiais do curso nas redes sociais

Publicado dia 19/05/2020 às 05:57

Durante a disciplina de Redação para Web, o 7° período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP desenvolve o projeto Galo no Bule. Canais oficiais do curso de PP nas redes sociais, as páginas recebem conteúdos autorais que abordam o dia a dia do curso e novidades da profissão, além de dicas e publicações ligadas à arte, cinema, fotografia, entre outras

O Galo no Bule, projeto que coordena os principais canais do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) nas redes sociais, foi criado em 2015. De lá para cá, o projeto, realizado na disciplina de Redação para Web, vem sendo aprimorado a cada ano. Como resultado, o que começou como um blog tímido, prepara-se para se tornar um portal, com conteúdos também no Facebook, Instagram e Twitter.

Hoje, os alunos do 7° período administram o Galo no Bule e estão divididos em grupos, fazendo relação direta à estrutura de setores que existem dentro de uma agência de publicidade. São eles: atendimento; planejamento; social media; redação; criação; e fotografia. Dessa forma, o projeto oportuniza aos acadêmicos associarem a teoria à prática, pois tudo o que aprenderam na jornada acadêmica pode ser executado no Galo no Bule, gerando experiências e portfólios.

“Vejo essa evolução pessoal e profissional, bem como a integração que o projeto oportuniza entre os acadêmicos, como sendo os grandes diferenciais da proposta, que hoje funciona muito bem como um projeto interdisciplinar, seja pelo fato de que pode envolver diferentes disciplinas e períodos, mas especialmente porque os alunos colocam em prática diversas nuances adquiridas ao longo da graduação, indo além das competências técnicas, mas sendo inseridos, também, em situações que exigem liderança, resiliência, proatividade, gestão de pessoas, planejamento e, sobretudo, empatia, afinal, trata-se de uma turma inteira, de formandos, trabalhando juntos em prol de um objetivo em comum”, ressalta a professora Ma. Jozieli Cardenal Suttili, docente da disciplina de Redação para Web e idealizadora do projeto.

O acadêmico Marcelo Fogassa ressalta a importância do Galo no Bule para a formação profissional dos alunos. Para ele, “o Galo no Bule é um laboratório onde nós, acadêmicos, podemos transpor aquilo que foi absorvido em sala de aula, o que é muito positivo, pois apresenta feedbacks tangíveis sobre os nossos conhecimentos. O projeto, nesse novo formato, ainda oferece a possibilidade de trabalharmos em equipes que são agrupadas por seus interesses: fotografia, audiovisual, planejamento, atendimento, redação e criação. Desse modo, podemos vivenciar experiências ligadas aos nossos interesses profissionais e, no conjunto, formar a estrutura real de uma agência de comunicação, o que nos deixa mais habituados e qualificados para o mercado”, pontua.

Ter essa relação direta com o mercado de trabalho faz com que os alunos se preparem para sua carreira, como diz a acadêmica Joana Novello, que atua como social media no projeto. “O Galo é essencial para o desenvolvimento de experiência, pois permite que se trabalhe em equipe e que cada um atue na área que se identifica. Assim, quando estiver no mercado de trabalho, o acadêmico, então profissional, já saberá como a teoria se transforma em prática, podendo, assim, evoluir da melhor maneira. É muito gratificante saber que o que a gente está produzindo realmente tem uma finalidade, e que podemos mensurar e medir isso com dados”, destaca.

A execução do projeto é valorizada pelos alunos, como avalia o acadêmico Alan Winkoski, que atua nas áreas de fotografia e criação. “Além de estarmos transitando por diversos setores, gerando conteúdos sobre o curso e, principalmente, contribuindo para a sua história, criamos experiências de uma verdadeira agência de publicidade e saímos da graduação prontos para o mercado de trabalho”. Ele enaltece, ainda, a importância do Galo enquanto portfólio. “O Galo no Bule teve grande importância no meu processo de entrada no mercado de trabalho, com um portfólio criado a partir de materiais produzidos para ele, ainda quando não estávamos na disciplina, mas cuidávamos das mídias de forma voluntária. Me sinto feliz por estar fazendo parte de um projeto tão significativo também pela relevância que ele tem em minha carreira profissional”, conta.

O principal objetivo do projeto é criar experiências para os acadêmicos. É justamente esse ponto que a acadêmica Cristiane Fernanda Dorigon, atualmente na área da redação, salienta. “Eu nunca tive uma vivência parecida na faculdade. Com o Galo no Bule, pude colocar em prática tudo o que aprendi em seis semestres de curso. Para mim, esse contato direto com a área da comunicação e da redação, abriu meus olhos e me fez ver que é isso que quero para minha vida. Sem o Galo, minha vida profissional estaria cheia de incertezas. Sou muito grata por estar participando desse projeto e por ele me proporcionar experiências reais e incríveis”, enfatiza.

Os conteúdos produzidos pelos acadêmicos fazem com que eles busquem, por vontade própria, mais conhecimento, dando-lhes liberdade e confiança para criar. “A criatividade dos conteúdos criados, as diferentes abordagens e o contato com o mundo digital, a partir do projeto e da disciplina de Redação para Web, são consequências de um projeto que busca, sobretudo, aproximar o curso da comunidade interna e externa do UNIDEP, mas, também, instigar uma formação cada vez mais humanizada. Acredito que esse seja o real o propósito do Galo no Bule: o fortalecimento do curso, mas também o fortalecimento de vínculos, pois não somos capazes de fazer grandes projetos se não houver afeto e propósito”, frisa o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, Claudio Müller.

O Galo no Bule está mudando positivamente a vida acadêmica e profissional dos alunos do 7° período de Publicidade e Propaganda, pois, além de colocarem em prática os conteúdos aprendidos durante a jornada acadêmica, os estudantes se sentem gratos por estarem vivendo essa experiência. Quer saber quais conteúdos estão sendo produzidos? Acesse o Blog do Galo no Bule aqui, e siga as redes sociais.

------------

Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda – UNIDEP.

Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]